A Escola Ideal

Eduardo Vieira
3 min readAug 5, 2019

--

(Eduardo Vieira)

Universidade de Cambridge, Reino Unido

Em primeiro lugar essa idealização é inviável realmente e não representa a única possibilidade possível para existência de ensino de qualidade. Apenas a minha linha favorita.

Na minha escola ideal o espaço físico seria enorme, num ambiente bucólico e cheio de verde, árvores, rios e lagos. As construções teriam arquitetura rebuscada, humana e quente. Nada de blocos de concreto aparente e sem adornos.

Nessa escola ideal haveria espaço para diversas atividades esportivas, sempre com qualidade. Prioridade nos esportes em equipe, atividades artísticas, atléticas e marciais.

Atividades culturais estariam presentes, desde teatro, música clássica e literatura até artes plásticas, pintura, escultura, desenho.

Outras atividades específicas de tecnologia estariam disponíveis igualmente, como programação (esta constaria do currículo como opcional além disso), robótica, modelagem 3D, etc. Haveria um grande espaço com ferramentas e oficinas para criação e montagem de peças e mecanismos.

Todas essas atividades seriam estimuladas na forma de clubes dos próprios alunos sob supervisão de membros do staff. Competições, quando cabível, seriam organizadas e estimuladas.

Nessa escola ideal o horário de entrada seria 9:00 da manhã e haveria almoço na escola, com saída às 15:00 com opção de permanência para alguma atividade dos clubes.

Nessa escola ideal o currículo seria bem reduzido em relação ao que encontramos hoje em dia no Brasil. Haveria grande ênfase em Português e Matemática e alguma separação por aptidão em matérias opcionais mais adiante.

O formato didático seria composto por aulas de exposição, debates, trabalhos e apresentações em grupo e acompanhamento particular dos alunos. As turmas não teriam mais que 25 alunos. As aulas ocorreriam em ambientes mais especializados à medida que os alunos avançassem.

Nessa escola a avaliação seria extremamente frequente permitindo acompanhamento constante do rendimento de alunos e professores reduzindo risco de falha cumulativa significante.

A excelência e a erudição seriam estimulados e premiados de forma clara, transparente e constante. Isso se refletiria diretamente no conteúdo selecionado para apresentação, com ênfase explícita nos clássicos em todas os aspectos.

Nessa escola ideal haveria orientação confessional cristã e um tempo pequeno na semana dedicado ao aprendizado específico da doutrina cristã. Essa orientação se refletiria no staff e em todos os aspectos da escola, de fato, apesar de não representar grande tempo de ocupação de sala de aula. Alunos de outras denominações religiosas seriam aceitos mas teriam que acompanhar as atividades sem restrições, exceto cerimônias como missas, por exemplo.

O estímulo a visitas externas para ganho de cultura seria grande, com a organização de uma viagem internacional por ano com o máximo de subsídios possível através de parcerias comerciais.

Da mesma forma haveria convites regulares de palestrantes de fora da escola, sempre com alto grau de relevância e excelência.

Ao menos uma vez por ano a escola patrocinaria uma feira de ciências, um sarau, algumas apresentações de teatro, uma olimpíada, um concurso de redação e um campeonato de debates.

Nesta escola teríamos dia dos pais, das mães, Páscoa, Natal e atendimento a alguns feriados nacionais principais como o dia da Independência. Os obrigatórios por lei em divergência à orientação da escola seriam dias de escola fechada apenas sem menção relevante ou com abertura dos clubes, de acordo com a legislação.

Os professores e coordenadores seriam muito bem pagos e altamente respeitados, incluindo aqui a exigência de carga horária permitindo seu aprimoramento, estudo e preparação de aulas.

O material didático seria escolhido a dedo com extremo cuidado ou produzido especialmente para a escola em caso de insuficiência no mercado.

O ingresso seria através de avaliação buscando alguma homogeneidade em especial de visão de ensino. Todos trabalhariam na mesma direção, não cabendo o ingresso de pessoas interessadas na desconstrução dos valores da escola.

Bem, essa seria minha escola ideal. Não detalhei muito para não ficar por demais enfadonho.

Divido com vocês este belo sonho. Fiquem com Deus.

--

--

Eduardo Vieira
Eduardo Vieira

No responses yet