A importância da imaginação
Caros amigos, esta é uma pequena reflexão sobre o que nos foi tirado e a forma de manter verdadeiras maravilhas fora do nosso alcance. Venham comigo nessa jornada que vai trazer esperança na medida da verdade. Ligue aquela música agradável e embarque comigo. Vai ser legal.
No mundo ao nosso redor vemos verdadeiras tragédias, isso é inegável. O Mal caminha nesse mundo e ele é forte. Não adianta enfiar a cabeça num buraco de avestruz e achar que o rabo está seguro. Mas a realidade é efetivamente formada pelo que queremos e pensamos. Não vou citar as dezenas de teóricos que postularam isso mas basta ver o que Jung dizia ou, ainda melhor, avaliar a âncora real do poder da oração. Diante disso, o que podemos fazer? Minha resposta é solucionar nossos problemas, com relativa facilidade. Mas para chegar nessa resposta temos que entender como somos enganados de todas as formas para não caminhar por essa senda.
Vamos focar na mídia e nas redes sociais mas essa exposição pode ser estendida ao meio artístico e acadêmico. Depois dessa pequena explicação vem a prometida jornada, eu não esqueci! :)
Observem que todas as notícias, hoje sem exceção e a esmagadora maioria do que é exibido nas redes nos mostra uma realidade perversa, com monstros poderosos dispostos a nos agredir. É a venda da noção de que a luta é fútil, a derrota já aconteceu.
Essa venda funciona e num primeiro momento causa a geração de cínicos. Uma pessoa que tenha abraçado o cinismo vai regularmente trabalhar para espalhar a atitude. Para um cínico nada é pior que alguém com esperança e vontade de agir e causar melhorias no mundo. Sei bem disso pelo meu convívio pessoal e especialmente virtual.
Outra consequência são os deprimidos. Estes são diferentes dos cínicos porque não tem energia para tentar desanimar ninguém. Só ficam reclamando quietos e se trancam no banheiro quando confrontados com qualquer possibilidade de esperança.
Mas, de vez em quando, Deus dá uma cutucada e um cínico percebe sua tolice e sai para a ação. Um deprimido passa por uma criança que sorri e resolve que se foda e que vai ser um lutador até o fim dos seus dias. Esse é o poder incrivelmente belo do Senhor sobre nós. E para vencermos, basta que tenhamos imaginação. Outros elementos são vitais mas imaginação é crucial.
Imaginem que nossos problemas são compostos por falta de recursos para a transmissão de nossos valores de forma a mudar a juventude, ainda que aos poucos. Imaginem que 30 mil pessoas se juntem e contribuam com um pouquinho de dinheiro por alguns meses. Imaginem que essa soma em 3 meses seja de 4 milhões de reais. O que achariam disso? Daria para fazer muita coisa, não é? Bastaria que cada um doasse 40 reais em cada mês.
Imaginem que precisaríamos de uma plataforma de comunicação parruda e confiável, feita por nós e para nós. A mesma verba resolveria facilmente esse problema e os 30 mil poderiam desfrutar de comunicação segura e de qualidade.
Imaginem que legal seria termos um aparelho de celular barato e confiável, que não roubasse os nossos dados. Com seis meses desse grupo agindo teríamos nossos aparelhos em desenvolvimento e em um ano teríamos um concorrente à Apple e à Google.
Tudo isso é tão viável quanto a nossa capacidade de imaginar. Eu imaginei isso tudo e resolvi colocar em prática. Temos hoje 50 contribuintes com uma meta de 200, quando então começaremos a agir com regularidade na arena cultural. Desses 50, mais de 10% estão em outros países, agindo por caridade e amor ao próximo, como os nossos compatriotas que resolveram fazer mais que reclamar.
Chegando nesses níveis, é claro que iríamos crescer. Imaginem agora o que não poderíamos fazer com um milhão de pessoas espalhadas pelo mundo, ligadas por uma rede de confiança pessoal e irmanadas pela excelência, pela caridade e pela esperança?
Basta conseguirmos imaginar, acreditar, confiar e executar. Deus é grande e ele sorri aos caridosos. Informações mais técnicas sobre essa ação estão na postagem fixada no meu perfil do X (eduardoafvieira), e no Fórum da Associação. Deus os abençoe e os encha de esperança e disposição.
Link para a plataforma de comunicação da Associação, onde poderão encontrar mais detalhes sobre a iniciativa:
https://aassociacao.com.br/forum