Carta aos Alunos

Eduardo Vieira
2 min readMay 9, 2019

--

Sócrates

“Avante, meninos, que a glória está à sua frente, neste quadro negro, branco, verde ou digital. Avante, que a tomada dessa riqueza só depende de vocês e as consequências do desânimo eu mesmo as ensinarei em breve. Avante, pois, para uma versão melhor de cada um, para um intelecto superior, florescente e resplandecente.”

“Por trás dos esforços para vencer o tédio aparente está a mais bela das virtudes: a coragem. Que herói não sofreu e negou teimosamente a distração de corpo e mente? Que gigante não começou derrotando a si mesmo e renascendo cada vez maior a cada embate?”

“Atrás de cada um de vocês está o impressionante esforço de seus pais e avós. Acima de vocês, o olhar expectante de seus ancestrais e de Deus. Abaixo, a mediocridade, a preguiça, o ressentimento e a derrota. Pisem nestes, almejem aqueles e aceitem, gratos, mas tão gratos, o apoio das suas famílias!”

“Que seu derradeiro brado, ao vencer o Mal por fim, ao negar as drogas, a decadência, a dissipação, ao conquistar a virtude, o controle, a coragem, a sabedoria e a beleza, que seu último grito, ao romper o último grilhão que o segura no chão, na mediocridade, seja: ‘Obrigado, meus pais!’”

“Vão, então, meus pupilos, meus amados. Vão para o alto, disparem pelos céus espalhando todo o Bem que eu pude lhes ajudar a compreender. Voem alto, voem com força, olhem para cima e para longe. E, vez por outra, olhem para baixo e para trás apenas para ajudar os demais que podem precisar. Puxem os recalcitrantes, elevem os distraídos, façam o bem a todos.”

“Assim minha missão terá sido cumprida e estarei pronto a me juntar a Deus, se Ele me quiser.”

--

--

Eduardo Vieira
Eduardo Vieira

No responses yet