Feliz dia dos professores?

Eduardo Vieira
3 min readOct 16, 2019

--

(Eduardo Vieira — 15/10/2019)

Hoje é dia dos professores, essas criaturas que vivem abnegadamente em função de terceiros. Sim, pois não há professor sem aluno e é para ajudar este que os professores labutam, sem dúvida alguma.

Portanto seu sucesso é medido pelo sucesso de seus alunos, sem a menor dúvida. Nem sempre isso se reflete em notas ou em desempenho escolar. Eventualmente uma conversa no corredor causa impacto fortíssimo na vida de um jovem. Outras vezes uma bronca bem dada faz um aluno perceber um erro que até então não compreendia.

Ser um professor é se dedicar ao seu aluno. É observar suas reações, suas camadas de conhecimento, suas deficiências, suas virtudes e seus defeitos. É incentivar, escutar, orientar, afagar, animar e consolar.

Ensinar é uma tarefa humana, carinhosa, elevada, nobre e benigna. E, claro, absolutamente fundamental para o futuro dos alunos e de qualquer nação.

Portanto minha resposta é sim. Hoje é razoável desejarmos um feliz dia dos professores. Depois da classe vergonhosamente se permitir afundar na mais profunda lama do sindicalismo esquerdista, da narrativa ideológica e da submissão ao Mal, vemos surgir no horizonte a luz da esperança. Forças contrárias à toda essa degradação vêm se erguendo e ganhando poder. Guerreiros se unem, grupos se formam, um exército silenciosamente se prepara para a batalha.

No campo de combate mais caro à esquerda, aquele onde o poder de influência e de propagação da ruína é maior, a luta vai ser mais ferrenha e mais sangrenta.

Mas o dia é do Professor e não do ativista vendido. O dia é do herói que a tudo enfrenta esperando causar algum benefício aos seus alunos. O dia é do lutador que desanimado, pobre, sem recursos e com pouco descanso ainda assim se levanta e se apresenta em sala de aula dando o melhor de si para salvar ao menos um naquela turma de 40 almas perdidas.

Para este sofrido batalhador eu tenho boas notícias. Seus alunos chegarão em melhor estado. A maioria estará alfabetizada antes do terceiro ano. Alguns terão conhecimento dos clássicos através do Teatro e de outros canais. Mais pupilos terão famílias inteiras e com fé em Deus. Menos estarão abandonados à própria sorte, órfãos com pais vivos.

Pois o caminho trilhado pela sociedade é aquele apontado com firmeza e com insistência e o caminho do desleixo, da mediocridade e da ideologia está perdendo força. Palavras como excelência, esforço, superação, beleza e verdade começam a se fazer ouvir em vozes que julgavam mudas. O caminho árido, pobre e autocomiserativo está sendo afinal questionado e exposto como uma trilha de perdição intelectual e moral. Um verdadeiro caminho fúnebre que leva ao enterro da esperança de milhões de jovens e de suas perspectivas para o futuro.

Então, feliz dia do Professor neste país que finalmente toma consciência dos seus erros e começa a trabalhar para os corrigir. Permita-se sentir a esperança da mudança. Atreva-se a sonhar com uma prática mais respeitada, mais nobre e mais eficiente. Almeje agora o que nunca antes ousou sonhar. Projete sua visão ideal e lute por ela.

A hora é essa e temos que aproveitar. Mas com cautela sempre. O exorcismo dessa categoria vai ser feio. Muita gosma verde vai voar, muita violência será usada na defesa do feudo mais covarde e maléfico dos ideólogos sulfurosos.

Persevere então Mestre, mais um pouco. Persevere pois a recompensa virá e não vai demorar. Persevere em nome do que sempre o moveu, em nome da sua razão de ser.

Faça tudo isso pelos alunos, para que tenham uma chance cada vez maior de uma vida com mais beleza, mais verdade, mais amor e mais virtude.

Eles sempre mereceram e sempre merecerão. Que Deus os abençoe, Mestres e pupilos, que juntos se tornem sempre melhores e mais próximos do Bem.

--

--

Eduardo Vieira
Eduardo Vieira

No responses yet