Imparável!
(Eduardo Vieira — 04/fev/2023)
Há poucos dias publiquei um texto algo difícil, narrando as inúmeras pancadas que o mundo me aplicou ano passado. A principal razão daquela publicação foi mostrar que a vida não é uma galeria do Instagram. E com essa exposição várias ilusões podem ter sido desfeitas e um pouco de força pode ter sido injetada em alguns leitores, o que já me satisfaz plenamente. Dessa publicação resultaram várias maravilhosas mensagens de apoio, às quais sou muitíssimo grato. Quem tem amigos e Deus, tem tudo. Deus já resolve com folga mas com amigos fica tudo ainda melhor.
Então, ontem me deparei com uma música que já tinha escutado e gostado e corri atrás de identificar e colocar em algumas playlists. Trata-se de “Unstoppable” (imparável), de uma artista aparentemente chamada de Sia. Não a conheço e achei a música primeiro no YouTube, o que me levou a assistir ao curto vídeo e a prestar atenção à letra. E disso saiu essa reflexão que estou compatilhando com vocês agora.
Na música a moça se declara imparável. Um Porsche sem freios, poderosa e invencível. Mas falso. Tudo aquilo é uma máscara que ela veste para enfrentar a realidade. Depois, ela chega em casa e desmonta, vazia e sofrida após mais um dia desperdiçado, sem compreender o que fez, para onde queria ir, sem entender realmente nada do que acontece no seu próprio mundo. Um mundo, evidentemente, onde ela fechou e lacrou a porta para Deus.
Ora, ela está quase certa, caminhando em paralelo à trilha que a levaria ao melhor dos lugares. Quem leu o texto a que me referi agora, chamado “Bata de volta!”, vai lembrar que ao fim dele eu declaro que as minhas filhas me enchem de força, e que Deus mesmo me sustenta e me protege.
Da mesma forma que a moça da música, eu sou invencível. Imparável, um Porsche sem freios, uma máquina poderosa de luz, força e uma enorme capacidade de espalhar coisas boas pelo mundo. Eu sei pilotar aviões, esquiar na neve e na água, atirar com pistolas e arcos, montar sistemas de computação e robôs para crianças, escrever um espetáculo teatral e um programa em Pyhton. Sou capaz de correr 5 Km a 11 Km/h, posso velejar, mergulhar a 20 metros de profundidade, me pendurar de cabeça para baixo num trapézio, compreender os princípios de navegação espacial e explicar para uma criança como o espaço-tempo se deforma na presença de qualquer massa. Sou imparável!
A diferença é que quando eu chego em casa não preciso desmontar e assumir outra personalidade. Não precisei fazer um esforço desumano para conquistar essas habilidades, não sofro a cada minuto acordado. O tempo todo tenho a perfeita ciência de que nada disso é meu. Sei, a cada degrau conquistado, que é por causa de Deus que cheguei lá. Sei que Ele está com a mão no meu ombro e sei que todo o amor que sinto deriva diretamente Dele. Não entendo o motivo de tantas maravilhas, não sou de forma alguma merecedor, sendo um pecador preguiçoso e lotado de defeitos. Mas Ele dá isso tudo o tempo todo e eu só posso agradecer a cada minuto.
Eu sou uma máquina invencível e enquanto Ele quiser me manter aqui lutarei pelo que é Bom, pelo que é Belo, pelo que é Verdadeiro. Lutarei aqui, lutarei fora do país, lutarei fazendo vídeos, dando palestras, ensinando crianças, escrevendo textos e livros. E farei isso financiando minha obra através de trabalho em computação. Todas aquelas pancadas que citei me mostraram que o caminho pode ser esse. E estou nele. Se não for, criarei outro, e seguirei firme e forte por ele.
Quando o sistema atira tudo o que pode contra você, a única coisa a fazer é ficar mais forte, mais sábio, melhor. E contra-atacar com tudo. Por que nós viemos ao mundo exatamente para essa luta.
E durante essa luta, enquanto durar, irei distribuindo o que puder para quem eu alcançar. Nada vai me parar.
E você? Permite que Deus coloque a mão no seu ombro? Sabe o tremendo valor que você tem para o mundo? Para os que estão do seu lado? Conhece a espetacular dimensão da sua força, da beleza do seu intelecto, da grandeza do seu coração? Está preparado para doar tudo isso? Está preparado para receber tudo o que doar em triplo? Está preparado para ser inundado pelo incrível Amor de Deus?
Você é imparável! É um Porsche sem freios. É uma máquina poderosa e invencível. E Deus está bem aí, com a mão no seu ombro.