Mãos à Obra!

Eduardo Vieira
3 min readMay 9, 2023

--

(Eduardo Vieira — 09/mai/2023)

Em tempos sinistros como os que vivemos é fundamental a dedicação de esforços na mais importante das áreas: a cultura. Na política o controle da direita do videogame foi desconectado, pouco adianta acompanhar o que ocorre nesta esfera. No ensino a situação é igualmente ruim, e o foco deve ser individual, no acompanhamento preciso e insistente de seus filhos e parentes próximos.

Mas a cultura pode causar um impacto profundo e rápido numa sociedade ávida por uma saída do atoleiro em que nos enfiamos. E pensando nisso criei uma aula caprichada e a ofereci a algumas instituições, e o resultado foi muito legal!

O SONHO DE VOAR

O tema da aula foi esse, “O Sonho de Voar”. Falamos dos primórdios da aviação, que é um assunto sempre fascinante, que as crianças adoram. Afinal, quem não gostaria de ter o poder de voar? Começamos com Ícaro e seguimos com o padre Bartolomeu de Gusmão, pioneiro brasileiro na invenção do balão. Depois caminhamos com os irmãos Mongolfier e chegamos ao incrível Santos Dumont, um grande brasileiro e o legítimo pai da aviação. Expliquei às crianças o Princípio de Bernoulli, que está por trás do funcionamento das asas, e atravessamos o Canal da Mancha com Louis Bleriot, em 1909. Conversamos sobre a principal causa da Primeira Guerra Mundial e como esta geriu a Segunda, falamos de Bismarck e Versailles mas também de Bret-Litovsk, Molotov e Ribbentrop. Falamos da sórdida aliança entre os socialistas contra o povo livre, que ultimamente culminou no maior horror do século XX, depois da Grande Fome de Mao.

Voltamos ao Canal da Mancha para acompanhar de perto o embate entre alemães e britânicos no combate aéreo mais importante da História, a Batalha da Bretanha.

“Nunca tantos deveram tanto a tão poucos” — Sir Winston Churchill

Embarcamos então num simulador, ao vivo, para mostrar como funciona de verdade (ha!) um avião. E efetuamos juntos um ataque a um cargueiro americano C-47, pilotando um perigosíssimo Messerschmitt 109 G-6.

Imagem do ataque realizado ao vivo, no simulador IL-2 — BoS

Tudo muito rápido e condensado para caber em uma hora e meia de aula. Muita informação dada e, ao final, várias recomendações de livros, filmes e séries. Tais ganchos de memória perduram por anos, gerando uma retenção muito maior que uma aula comum.

Mas teriam os alunos gostado? Estava dando a aula sem nenhum feedback, para salas de aula no Rio Grande do Norte, em São Paulo e para audiência em todo o Brasil.

OS SONHADORES

Essa aula foi oferecida a alguns heróis, desses de verdade, que passam a vida distribuindo o Bem. Neles busco inspiração quando as coisas parecem ir mal. São um exemplo para todos nós e merecem muito reconhecimento.

São eles:

  • Instituto Recebs, do Claiton e da Carmem, em Natal, no RN;
  • Reforço Escolar Menino Jesus, do Monastério Regina Cæli, em São Paulo;
  • Várias salas de aula do Vale do Paraíba, em SP, que souberam dessa ação graças aos esforços do Professor Claudio Gibelli.

Recebi destes a notícia de que adoraram a aula, com crianças imitando aviões e se divertindo a valer durante a exposição. Fiquei ainda mais feliz quando soube que diversos alunos autistas ficaram encantados com a apresentação, que Deus os abençoe.

Turminha do Monastério assistindo à aula

A estes grandes apresento aqui meus maiores agradecimentos por terem me dado a oportunidade de prestar algum pequeno serviço. Estejam certos de que farei mais, muito em breve.

Turma fofíssima do RECEBS curtindo a viagem

Aos amigos que lêem estas pequenas aventuras, peço que ajudem essas obras com dinheiro, que é sempre necessário, e com divulgação. Deixo aqui o Pix do Instituto RECEBS:

PIX CNPJ 44.470.966/0001–68 — Banco Cora — Instituto Resgate da Educação Clássica no Ensino Básico e Superior

Deus os abençoe.

A aula está disponível no canal do Youtube do Professor D aqui:

--

--

Eduardo Vieira
Eduardo Vieira

No responses yet